NOTÍCIAS

 
Blumenau recebe show da Camerata Florianópolis neste final de semana
Blumenau recebe show da Camerata Florianópolis neste final de semana

Blumenau será palco do projeto "Curta! Ópera Curta", espetáculo composto por duas óperas de pequena duração (“O Telefone”, de Gian Carlo Menotti; e “O Segredo de Susanna”, de Ermanno Wolf-Ferrari), no próximo domingo (23). A apresentação, com a presença da Camerata Florianópolis, sob regência do maestro Jeferson Della Rocca, será no Teatro Carlos Gomes, às 20h. Os ingressos, a preço popular (5 e 10 reais), estão à venda no site da Blueticket.

Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, o projeto busca descentralizar produções artísticas, levando óperas de alta qualidade a diferentes regiões do Estado. Além de enriquecer a experiência artística do público, a iniciativa também estimula o desenvolvimento cultural e econômico local, favorecendo a inclusão social ao ampliar o acesso às artes para diferentes grupos.

"Curta! Ópera Curta" prevê ainda apresentações gratuitas em escolas públicas, com o intuito de formar novas plateias e aproximar os estudantes de manifestações artísticas sofisticadas. Antes de chegar em Blumenau, o concerto passou por outras cinco cidades catarinenses: Joaçaba, Jaraguá do Sul, Joinville, Criciúma e Florianópolis. 

Proponente do projeto, a soprano Carla Domingues também assume a direção artística do espetáculo e o elenco. A coordenação geral é assinada por Maria Elita Pereira e a produção por Anne Santilli. O elenco inclui o barítono Leonardo Estévez, residente em Buenos Aires, o tenor Flávio Leite, que também assina a direção cênica e a concepção dos cenários, o ator Pablo Assi e o pianista Vitor Philomeno. O figurino é de José Alfredo Beirão. 

O espetáculo é viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina e incentivo do FORT Atacadista.

 

CONHEÇA O ELENCO

Carla Domingues – Soprano e Diretora Artística

Soprano e doutora em Música, Carla Domingues já se apresentou como solista no Brasil, Uruguai, Chile e Itália. Destacou-se no Theatro São Pedro (SP) e no Teatro Municipal de São Paulo em óperas de Strauss e Mozart. Atualmente, é professora de canto na Camerata Florianópolis e coordenadora do grupo Prática de Ópera. Em 2025, será solista da OSPA. interpretando o Concerto para Orquestra de Soprano Coloratura, Op. 82, de Reinhold Glière.

 

Leonardo Estévez – Barítono

Barítono formado pelo Instituto Superior de Arte do Teatro Colón, Leonardo Estévez tem uma carreira consolidada nos principais teatros da Argentina e do exterior. Já interpretou papéis de destaque em diversas óperas e participou de estreias mundiais. Recentemente, atuou em Tosca, Il Trovatore, Madame Butterfly e La Traviata.

 

Flávio Leite – Diretor Cênico

Com 24 anos de carreira como tenor solista, Flávio Leite, acumula 63 personagens de ópera em 8 idiomas diferentes, desenvolvidos nos principais palcos brasileiros e latino-americanos. Estreou como diretor cênico em 2021 e desde então dirigiu montagens como Cavalleria Rusticana, Pagliacci e La Bohème. É presidente da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul, diretor do Projeto Ópera Estúdio e curador da Série Terça Lírica.

 

Pablo Assi - Ator e produtor cultural

Pablo é ator, pesquisador e produtor cultural, graduado pelo curso de Licenciatura em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Suas atividades profissionais iniciaram-se em 2007, quando ingressou na cena cultural de Blumenau como ator. Além dos palcos, atua nos bastidores como produtor cultural e trabalha desde 2018 como assistente de produção na Orquestra Filarmônica Camerata Florianópolis. Em 2022, assumiu a produção executiva do projeto social Camerata Educando com Música.

 

Vitor Philomeno – Preparador Vocal e Gerente Artístico

Reconhecido preparador vocal e pianista correpetidor, Vitor Philomeno já colaborou com artistas renomados e participou de estreias importantes, como Il Barbiere di Siviglia (Paisiello) no Theatro São Pedro (SP). Fundador do Opera Atelier Artists, é referência em gerenciamento artístico na América Latina. Em 2025, terá compromissos com a OSPA e o Instituto Artium de Cultura.

 

Logo Rodapé